Intervalos – Treinamento para Ciclismo

Bom, você já deve ter ouvido falar (ou lido) sobre os intervalos, sobre o treinamento intervalado ou o que alguns chamam de “tiros”, então evitarei chover no molhado. Se você nunca ouviu falar disto, se nunca leu nada a respeito, eu poderia dizer de uma forma bem resumida (e simplificada) que é um maravilhosa forma de treinamento se você não dispõe de muito tempo para rodar trechos verdadeiramente longos durante a semana.

Através de treinos do tipo “intervalos” você pode conseguir um belo incremento à sua performance, seja na potencia, força ou resistência, dispondo de apenas 30min. aproximadamente. Precisamos no entanto, entender que há várias formas de se treinar intervalos. Há séries de intervalos para todos os gostos, alterando um bocado o tempo de duração, o número de repetições e o tempo de repouso. Entendemos que uma série intervalada para incremento da potencia, precisa ser diferente daquela que usariamos para melhorar a resistência.

Um mês de treinamento intervalado, realizado com comprometimento/seriedade, e você estará um pouco (ou muito) melhor do que agora! Aqueça-te numa pedalada fácil, girando bastante, por algo como 10~15min. E não repita o treinamento mais que 2x por semana.

Vamos ao que mais interessa, O intervalo do dia!

Voando baixo por 40seg., para incremento da Resistência Muscular:

treinamento intervalos de 40 segundos

treinamento intervalos de 40 segundos

Esta série específica irá treinar seu corpo para se recuperar mais rápido e melhor entre os esforços realizados naqueles eventos que exijam ondas repetidas.

  • Em terreno plano, ou suavemente plano, encaixe uma marcha média, não muito leve, não muito pesada;
  • Pedale forte/pesado por 40 segundos (leia-se: desça a lenha!);
  • Descanse por 20 segundos; (apenas mantenha os pedais girando, em alguma marcha um bocado mais leve)
  • Repita isto 10 vezes, e você terá pedalado 10min. (40s de pauleira, 20s de repouso, 40s de pauleira, 20s de repouso…)
  • Pronto, você realizou 1 série! E irá realizar mais 3!!!
  • Você descansará loucamente por 5 minutos entre cada série.

A esta altura, se você fez tudo direitinho, está completamente frito(a), mas já passou o momento em que se perguntava porque diabos está fazendo isto. Descanse por dois dias completos, e seu corpo irá pedir para repetir tudo de novo!

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(Aí eu prometo que compartilho uma outra série de tortura intervalada, para exercitar algo diferente de resistencia muscular.)

Um grande abraço, e até a próxima!

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