Brevet 200 série 2014 – AUDAX 200 Holambra – Novembro de 2013

Olá amigos!

No ultimo sábado, 09/11/2013, participei de mais uma prova AUDAX 200, esta organizada pelo Audax Randonneurs São Paulo. Foram 206km de prova saindo de Holambra-SP rumo Casa Branca-SP (103km) e retorno Casa Branca-Holambra (103km) pelo mesmo caminho. É possível ver o mapa do percurso clicando aqui, bem como fazer download da carta de rota/navegação usada nesta prova, clicando aqui.

Contei uma vez mais com a inestimável ajuda do amigo Jota, que mora em Holambra e que me deu carona para lá a partir de Campinas-SP. Ele escreve o blog JotaCiclo, com bastante coisa sobre Audax também, e um bocado de fotos!!! (muito melhor que o meu, que quase nunca tem fotos, rsrs). Também ajudou a encontrar hospedagem e sempre ajuda com um bocado de coisa… Aliás, foi por conta desta carona que conheci também outro parceiro de prova, o Paulo Guedes, que dividiu hospedagem comigo na pousada Rancho da Cachaça.

Na tarde e noite que antecede a prova, rolou Quiropraxia na Pousada Oca, e Jantar com os amigos Jota, Paulo Guedes, Edy Henriques e André Rufino (os dois ultimos, cada um mais bem humorado que o outro).

Largamos às 07:00h da manhã, pontualmente, e consegui manter um excelente ritmo à sombra do Jota em um “pelotãozinho” que foi se mostrando muito forte. Ainda não havia Sol forte, e o vento parecia muito suave, era prazeroso pedalar alí.

Eu estou de manga longa Laranja, atrás do amigo Jota, manga longa Azul.

Assim chegamos ao PC1, 15min de parada (não sei se chegou a tudo isto), e não deu para fazer muito mais que: Carimbar passaporte, abastecer a caramanhola, beber uns 750ml de água, comer um pãozinho, uma banana, ir ao banheiro, e passar protetor solar.

Saimos rumo PC2 – onde seria bom lugar e boa hora para um almoço – ainda em um pelotão muito forte. Não se passou muito para que me custasse um pouco seguir junto ao pelotão, mas fui levando um pouco mais, até que me começou a custar um pouco caro, e passei a seguir em um ritmo à parte, um bocadinho mais lento que o pelotão onde se manteve o Jota.

Chegada ao PC2 – Já tinhamos Sol à pino, e o vento soprava suavemente contra. Quando entrei no restaurante (depois de carimbar passaporte), o Jota e alguns outros colegas já haviam (claro) terminado sua refeição, e se preparavam para partir dentro em instantes. Tratei de comer um prato bem colorido, sem carnes, sem muita gordura, muito próximo do que comeria no almoço de um dia qualquer. Apesar de ver quase todo mundo bebendo Coca Cola, e de ter eu também pensado nesta hipótese, segui na contra-mão e pedi (sem açúcar) o único suco natural que serviam alí (veio com TANTO açúcar que eu prefiro não falar disto, rsrs).

Olhando para trás a fim de cruzar a pista e acessar o PC2, Restaurante.

Feita a refeição, paga a conta, calçada a sapatilha, vestida a bandana, encaixado o capacete, abastecida a caramanhola e aplicado o protetor solar, parti rumo PC3, com a missão de “voltar para casa”. Imaginei apenas Sol forte, vento contra, e solidão. Ato contínuo encontrei companhia (dois ciclistas muito companheiros e num ritmo que eu podia acompanhar). 1 minuto se passou e encontramos vento favorável, praticamente o vento dos sonhos! Quanto ao Sol, eu estava certo, ele não nos abandonaria até MUITO tarde.

Chegada ao PC3, ponto de parada Frango Assado – Carimbei o passaporte e fui refrigerar o corpo (leia-se: tirar sapatilhas, colete e camisa, capacete e bandana) e sentar-me esticando as pernas, mas não antes de beber um gigantesco gole de água gelada e comer um pãozinho salgado (com queijo branco acho), oferecido pela organização desde o PC1. Minha vontade era sair imediatamente dalí e encarar logo o ultimo trecho, mas o desgaste era grande, e eu não estava nem um pouco disposto a arriscar “quebrar-me” na beira da pista e perder o Brevet. Eu nem podia pensar muito em fazer bom tempo de prova, porque apesar de muito à frete de muita gente, estava muito atrás de muita gente também… Se quisesse fazer um tempo curto, teria que ter feito algo entre os PCs 2 e 3, e não apenas nestes 50kms finais.

Partida rumo PC4 – Eu parti confiante, e ainda com um dos companheiros com quem fiz o trecho PC2-PC3. Nos juntamos a um terceiro companheiro que surgiu e seguimos juntos enquanto deu. O Sol fritava e o ritmo era bem lento, cabia apenas espantar da mente ideias do tipo: “Nossa, que calor infernal!” ou “Minha Nossa, esta subida está fritando minhas coxas”. Em meio a estes devaneios apareceu ainda uma vendinha de suco de laranja fresquinho na beira da pista (do tipo: bebe à vontade, por R$ 3,00), e eu ainda estava com 2 companheiros.

Hidratados, seguimos de uma vez por todas rumo nossa meta, o PC4, ponto de chegada. Eu acho que saí junto com os outros dois rapazes, mas não passou muito para vê-los seguir adiante enquanto eu ia ficando para trás, em um ritmo mais lento…

Quando menos percebi, alí estava a entrada de Holambra! (a do portal, não a do Moinho). Um pouco mais adiante, logo depois do Hotel Garden, uma saudação do Edy Henriques e André Rufino, que já haviam terminado a prova (o André infelizmente não brevetou. Só ele sabe o que sentiu pela forma do ocorrido). Eles falaram alguma coisa bem animada, ou animadora, mas confesso que não entendi absolutamente uma palavra naquele momento, rsrsrs, me perdoem meninos, eu estava bem grogue!

Alguns metros a mais, à direita no semáforo, à esquerda no lago, à direita no final da rua, e estou no ponto de chegada, perfazendo 11:26min de prova! (consigo fazer mentalmente este caminho agora mesmo, como se estivesse revivendo aquele momento). Uns 4 ou 5 minutos para carimbar o passaporte, trocar cumprimentos com o Jota, alí presente, que fez um tempo maravilhoso de prova e depois ainda pegou o carro para auxiliar amigos na estrada (que haviam abandonado a prova), e pronto, eu tinha em mãos o Brevet que havia ido buscar! Eu estava feliz da vida!!!

Clicando aqui você pode conferir os tempos oficiais da prova.

Cabia agora seguir até a pousada, bem “baleado”, tomar um bom banho, esticar as pernas, fazer boa refeição, chamar a esposa ao telefone, arrumar as coisas para partir na manhã seguinte rumo CASA!!!

Consegui chegar na pousada, demorei mais do que esperava para o banho, vomitei o suco de laranja imediatamente após entrar no banheiro, demorei a esticar as pernas, chamei a esposa ao telefone, não jantei (é, nem eu acredito que fiz esta besteira e acabei passando muita fome), só arrumei as coisas para partir depois de um bom tempinho de cama, e não foi a coisa mais simples do mundo pedalar até a parada de ônibus no dia seguinte, após um belo café da manhã, claro.

Para esta prova contei novamente com o apoio da Tutto Bike, onde confio a manutenção de minha bicicleta. Eles me dão grande suporte para realizar estes duros desafios. Hey Tutto Bike, eu amo vocês!!!

Contei também com o apoio da Curtlo, falo mais sobre isto em breve post! Hey Curtlo, se estiverem lendo isto, interpretem este parágrafo como um “Eu amo vocês!!!”. Eu tiro o chapéu para vários de seus produtos.

Alguns dos Equipamentos que utilizei:

• Trek 1.5 com Shimano 105, compacto 50-34 e ultegra 27-12;
  • Mala-bike Curtlo;
  • Mala-rodas Curtlo;
  • Bermuda Vertigo Curtlo;
  • Camisa Bio-Ciclo Manga Longa, Curtlo;
  • Bolsa de Selim SII Curtlo; (porque cabe bastante coisa)
  • Mochila Curtlo para levar tudo isto na viagem;
  • Protetor solar fator 50
  • Pneus Maxxis Re-Fuse;
  • 04 Câmaras reserva (não tive furos)
  • Barras de Frutas e Barras de Castanhas Kobber; (me saiu saboroso mas um pouco mais doce do que deveria)
  • 01 tubinho de bebida energética (tipo taurina + cafeína + sei lá o que, quente do sol, a 30km do final. Acho que foi a responsável pelo vomito)

Um grande abraço à todos, e meus mais sinceros agradecimentos a todos aqueles com quem pude pedalar algum trecho da prova, a todo mundo que me ajudou ou apoiou de alguma maneira.

Até o próximo post pessoal!!!

(se você gostou deste post, e tem curiosidades sobre o tema, pode conferir aqui o post sobre a minha primeira prova de 200km)

4 comentários sobre “Brevet 200 série 2014 – AUDAX 200 Holambra – Novembro de 2013

1. Parabéns pela conquista, brother!

Quem já fez uma prova dessas, sabe o quanto é difícil e o quanto você foi forte e bravo.

Abração de seu amigo de pedal.

• Salve Haro!!! Sim, normalmente é difícil e dura, e eu não tenho certeza se dá para estar realmente preparado antes de chegar lá e se colocar à prova…

Toda vez que vou para um AUDAX, imagino que pode não ser tão duro porque já tenho alguma experiencia, porque já fiz aquele trecho, ou coisa do tipo… Mas aí a gente chega lá, e muda tudo, volta a ficar tudo muito duro, você passa mal, e então pensa que não está preparado coisa nenhuma, ahahaha.

Cada AUDAX é uma história! Você já brevetou uma prova, então sabe bem um pouquinho disto tudo…

Muito obrigado pelo comentário Haro, um grande abraço para ti!

2. parabéns pelo blog Gleison, e saiba que foi um prazer conhecer o colega.

e graças a Deus o colega, não aceitou a minha ideia maluca de ir pedalando ate campinas, pra de lá segui de carona com Jota…rsrsrs ( se tivesse aceito, eu teria ficado pelo meio do caminho no audax… rsrs)

• Salve Paulo!!!

Parabéns você por haver superado desafios. Eu sei que não foi apenas 01 (um), não sei é de onde ou como você tira/tirou este tipo de força para tanto.

Agora, recusar o convite para ir à prova pedalando, isto foi muito fácil para mim cara!!! rsrsrsrs. Imagine só, para mim seriam 140km até chegar em Campinas, com aquele sol de rachar, para só então encarar mais 200km no outro dia, ahahaha.

Eu tenho muita facilidade para recusar este tipo de convite, ahahahaha!